sexta-feira, outubro 29, 2004

Esse mundo dos gatos



Para os "gatófilos" que conheço (e porque não também para os que não conheço?), é favor ir por aqui, pata ante pata.

Espanha e guerra civil



O meu velho amigo João Tunes vai deixando sempre no seu blogue um rasto de lucidez que se torna (quase) obrigatório seguir. Hoje brinda-nos com Espanha, sem salero nem castanholas, mas com a tragédia da guerra civil. Sem mais comentários. A ler sem falta.

Curtinhas mas bem recheadas

Todas decalcadas do mérito alheio, mas sem enjeitar responsabilidades na cumplicidade.

- Trabalhar depois da reforma
- O editorial do Público
- "Mas isto é muito perigoso!"
- Nova grelha no “Tá-de-chuva”


Diário da República verde

Felizmente que desde há uma meia dúzia de anos não tenho que lidar com este tipo de “literatura”. Mas acho que me desmancharia a rir na cara fosse de quem fosse quando topasse com esta chalaça demagógica em forma de Diário da República, verdinho ervilha ou alface, para comemorar o dia de uma coisa de cuja existência não se dá conta: desburocratização. O que é isso?
Sempre que entramos numa repartição pública seja em Lisboa ou Vila Nova de Santa Parvalheira, regra geral deparamos com pessoas super-atarefadas andando de algures para nenhures, atafulhadas de resmas de papel, entretanto já preenchidos ou a preencher pelos utentes, aguardando superior e douto despacho e deferimento por quem de direito. Requerer uma caganifância qualquer sempre devidamente emoldurada entre o “requer a Vexa se digne” e o “pede deferimento”, em original e mais duas vias? Exigir, por “dá cá aquela palha”, requerimentos, certidões, atestados, tudo devidamente selado e autenticado? Deparar a cada passo com serviços sobrecarregados porque deveriam há muito ter sido descentralizados? Tudo isto existe, tudo isto é triste, mas não é fado.
Ora empreguem melhor esse dinheiro da tinta verde, que sai dos nossos bolsos, e deixem-se de parvoíces!
(Ler no Abrupto)
ADENDA
: Mais uma acha para esta fogueira no Adufe.

Véspera de (mais um) aniversário



Amanhã é que é! A dona das gatas e dos peixes, que é a minha filhota, faz anos! E eu sei quantos são, mas não digo...

Hoje é o dia especial...



...do meu amigo L.F.M. Um abraço de parabéns!

Internet e blogues

Para quem tem andado simplesmente aborrecido ou profundamente indignado com as dificuldades de acesso ao seu blogue (especialmente ao blogspot) e também com a "netcabo", este "post" do Paulo Querido explica tudo. Vale a pena ler tudo até ao fim para se ficar a perceber como, para não variar, somos sempre pagadores mal servidos.

Eles voltaram

A tenebrosa PIDE costumava surpreender pela madrugada. Vasculhava, desarrumava devassava, e levava tudo o que parecesse suspeito, até livros de culinária, porque sendo volumosos certamente pertenceriam á categoria de "literatura subversiva". E na esmagadora maioria das vezes enfiavam com o "suspeito" na tristemente célebre "ramona"...
Julgava eu, julgávamos todos que isso seriam águas passadas embora não esquecidas. Mas não! Primeiro o Prazer_Inculto, agora o Do Portugal Profundo! Quem mostra tanto medo da verdade? Quem receia a justiça até este paroxismo? Em que país vivemos afinal?