quarta-feira, agosto 25, 2004

Os Big-Brothers

Leio no Público de hoje o artigo de Maria Filomena Mónica, com a mesma avidez com que sempre o faço. Falando de “Big Brothers”, Zés Marias e Nadias, ela coloca o dedo na ferida com uma precisão espantosa. Essas inconsistentes pseudo-vedetas, tão falsamente criadas pelo tele-lixo em que embarcaram atrás de ilusões de fama e fortuna, rapidamente voltam ao que eram, quando as luzes e as ovações se dissipam. Pior ainda, aniquilam-se como seres humanos, incapazes de se confrontarem com a insignificância original.
O Zé Maria e a Nadia têm características semelhantes. Não foram escolhidos por serem bonitos, espertos ou engraçados. Ao contrário, ganharam por serem um pobre-diabo e uma aberração da natureza.” – diz M. F. Mónica. E termina: “É horrível saber que a televisão dá a esta gente a ilusão de que pode ser alguém na vida. […] Eticamente censurável, o Big Brother tem que existir, porque a alternativa é a censura. O programa faz parte dos custos que eu tenho de pagar por viver numa sociedade democrática e livre, o que não me impede de denunciar a sua imoralidade, indigência mental e exploração dos pobres […]”.
Não há censura, Maria Filomena? Então porque é que, no Público on-line e a exemplo de outros artigos seus anteriores, precisamente este de hoje não aparece? Olhe que estão a
roubá-la no peso…

O que é preciso vs o que se gosta

Terminou, na 2, a transmissão de uma série verdadeiramente notável: “Música do Brasil”. Já a filhota me tinha dado uma dica sobre isso, mas só hoje consegui ver, e precisamente no dia em que acaba! Comentários sobre o que é muito bom estão a mais. Só gostaria de deixar aqui registada uma frase, entre outras, de Gilberto Gil: “a gente tem que fazer o povo precisa, não o que povo gosta”. Atendendo a que ele é também o Ministro da Cultura do Brasil, isto deixa-nos um campo vastíssimo para reflectir…