quinta-feira, janeiro 05, 2006

Ainda "Os Alentejos visitados"

Arraiolos - Vista do Castelo (para norte)

Seria prova de uma enorme ingratidão não trazer para aqui, sob a forma de postagem, que não de comentário, esta troca de e-mails entre o meu amigo Zé Alberto e duas colegas suas em terras do Alentejo e que ele teve a amabilidade de me enviar.

De: José Alberto Franco
Enviada: quarta-feira, 4 de Janeiro de 2006 11:46
Para: Celeste Mesquita; Rosa Calado
Assunto: ARRAIOLOS

Queridas Celeste e Rosa:
No blogue de uma amiga minha, Margarida Parreira Alves, foi incluído no passado dia 31.12.2005 um "post" Os Alentejos visitados muito bonito, que contem belas fotografias da vossa terra de adopção.
Querem espreitar?

http://www.vemosouvimoselemos.blogspot.com

Depois, digam o que acharam.
Beijos,
Zé Alberto


De: Celeste Mesquita
Enviada: quinta-feira, 5 de Janeiro de 2006 11:44
Para:
José Alberto Franco
Assunto: RE: ARRAIOLOS

Bom dia
Ontem vi o blogue e tomei a liberdade de o reencaminhar a alguns amigos da zona, nomeadamente à presidente da Junta de freguesia de Arraiolos.
As fotos estão um espectáculo. A da Graça do Divor, aldeia onde nasceram grande parte dos familiares do Manuel, vê-se a antiga escola primária (primeiro andar ao fundo) e do lado direito do madeiro, a primeira porta, a casa do tio Patanisca (assim chamado por toda a aldeia), homem forte e robusto, que cedo ficou sem pernas e preso a uma cadeira de rodas, fruto de um acidente, mas tal facto, não o impediu de ser um lutador de causas justas, nomeadamente na distribuição da terra a quem a trabalha. A seguir, a casa do tio João (tio do Manuel), homem de um saber especial e de uma inteligência manhosa que só alguns alentejanos, por força da vida, a sabem ter.
As casas foram vendidas a outras "gentes", a "stressados" urbanos...
Em frente das casas que indico fica a Casa do Povo.
Há 30 anos atrás todas as decisões da aldeia eram discutidas naquele largo.
O Castelo de Arraiolos, tem uma vista particularmente bonita, diz-se que tem a forma arredonda porque foi construído em tempo de paz,
na Idade Média, tendo como construtor/autor - João Simão arquitecto nomeado em 1306.
A Rosa mora exactamente na franja do Castelo, do lado esquerdo da foto. São Gregório, Aldeia da Serra e Santana do Campo são aldeias particularmente bonitas.
A Sempre Noiva, solar de muitas crenças e lendas, há muito foi "vendida"(?) diz-se, a um arquitecto de Lisboa, foi recuperado e deixou de poder ser visitado. As herdades circundantes, que outrora integravam projectos colectivos de sonhos e desenvolvimento comunitário também hoje são explorações privadas.
Muito obrigada, querido amigo, pela lembrança de me divulgares este "blogue".
Integraste a comitiva deste passeio?
Um dia vem visitar Arraiolos, vem visitar-nos... Nós vivemos entre Arraiolos e as Ilhas é um sitio muito bonito, chamado Horta dos Mosqueiros.
E já agora rever algumas fotos de Lisboa, também foi gratificante. Pormenores que quando aí vivemos nem sempre reparamos.
Um forte abraço

De: "José Alberto Franco"
Para:
Assunto: FW: ARRAIOLOS
Data: quinta-feira, 5 de Janeiro de 2006 12:39

Olá, Guida
Como vês, o teu incansável trabalho de militância cultural e cívica vai dando os seus frutos.
Pensei que gostarias de conhecer a reacção que recebi já de uma das minhas duas amigas, e também colegas (trabalham na Delegação da DGTT de Évora), que entretanto moram em Arraiolos. Trata-se da chefe de secção Celeste Mesquita, cujo marido (Manuel Sofio Nobre) tem raízes familiares na Graça do Divor.
De caminho, a Celeste conta muitos factos ocorridos por aquelas paragens, cuja memória é importante retermos. E talvez até a nossa Aldraba um dia possa fazer qualquer coisa naquela área, não achas?
Está à vontade para, se te interessar, comunicares tu própria com esta malta.
Grande beijo

Zé Alberto


A todos três um grande abraço. À Celeste e à Rosa um muito obrigada pela divulgação do blogue e a promessa de uma visita em breve para mais aprender sobre tão belos lugares.