quinta-feira, abril 21, 2005

Alentejanando


Foi este um dos primeiros blogues do Alentejo a prender-me a atenção quando pus o pé na blogosfera. A alacridade dos seus temas, da sua linguagem, aquele cheirinho a poejo e a estevas, bafejou-me os sentidos de tal maneira que nunca mais deixei de lá voltar. Ainda deixei por lá descair um comentário sobre as coincidências entre um Joaquim Pulga que eu já tinha entrevisto num outro "Alentejanando", igualmente cheirando a coentros e encantando paladares.
Quase a seguir, lá para os lados da Infanta da Planura surge uma Sulitânia, feiticeira de mil sortilégios, desde as laranjeiras no quintal até ao sorriso bonacheirão do compadre Isidoro. Onde o pecado da gula é elevado ao seu máximo expoente, eu que o diga, bem como alguns outros companheiros e amigos desta espécie de "blogomania" que por lá têm poisado, a solo ou em bando.
Mas se a Sulitânia e o compadre Isidoro não conseguirem contrabalançar o "a mais no deve" com o "a menos no haver", lá se vai este recôndita bem-aventurança!
E se, agora que a Primavera está aí em força, os campos apetecíveis de olhar, fôssemos até lá, dar dois dedos de conversa com o compadre Isidoro de Machede, ou Joaquim Pulga se preferirem? Provar uns magníficos pitéus devidamente acompanhados com um "Monte do Pintor", rematar com uma laranja em azeite e mel, ficar pela tarde adiante desfiando cavaqueiras e memórias, até ao abraço solidário da partida, e em calhando voltar sempre, como se volta à matriz, ao lugar secreto de toda a serenidade...

Diversão inteligente


"Nascido no prefácio de uma aventura, é o resultado de uma 3ª edição. Filho de uma Gramática e de um Tratado de Geometria, demonstra desde tenra idade a tendência para as letras."

Sábado á tarde


Vou até lá! Pois se a filhota também vai lá estar...