quarta-feira, maio 10, 2006

Parir... mas onde?

Se viver em Portugal é cada vez mais difícil, agora até o simples acto de nascer está a ficar impossível. As maternidades fecham como se de canis se tratasse, porque estão a tornar-se incomportáveis para o orçamento do estado. Tal como fecham as empresas que buscam mão de obra mais barata em países de um ex-terceiro mundo.
Quem vive longe dos grandes centros urbanos, como Lisboa, Porto ou Coimbra, vê-se em palpos de aranha para dar à luz. Ou o faz em casa com a ajuda de uma “curiosa”, ou chama a ambulância que, consoante a disponibilidade, pode demorar ou não, e arrisca um percurso mais ou menos demorado até à próxima maternidade, aguente aí que só falta meia hora de caminho, ou vai parir a Espanha... Em vez de ter menino ou menina, tem niño ou niña, y olé! Quién sigue?
Conclusão: daqui a uns anos haverá muito boa gente que terá a nacionalidade portuguesa mas a naturalidade algures em Espanha. Será este o caminho para o iberismo?

Adenda: Ou terão os neo-natos e respectivas genitoras, direito a este presente...?

3 Opiniões:

Blogger Al Cardoso opinou...

Porra para os iberistas e para as ideias luminosas deles, e preciso nao ter nenhum orgulho nacional. Se sao tao iberistas olhem para "los espanoles" e aprendam o que e orgulho patrio, muitas vezes ate em demasia convenhamos.

Um abraco beirao

quinta mai. 11, 06:58:00 da manhã  
Blogger mariabesuga opinou...

Primeiro, Guida, esta foto é das coisas mais bonitas! e bonito é pouco...

Segundo, raios partam os filhos das ... que os pariram aqui! Antes tivessem ido pari-los a Espanha para crescerem a sentir na pele o que é seguramente a frustração primeira com que os "niños" portugueses se hão-de defrontar!

Beijinho p ti, Guida
Besuguinha

quinta mai. 11, 09:48:00 da manhã  
Blogger manel pedro opinou...

ai ai, que povo o nosso. não sabe se governar nem quer ser governado. Iberismo? onde é que se assina

quinta mai. 11, 10:29:00 da manhã  

Enviar um comentário

<< Caminho de volta