quarta-feira, janeiro 19, 2005

82 anos do poeta


"Da casa da Eira só me lembro do quartito que dava para a cozinha. Um tabique separava-nos da casa da Ti Ana, uma velhota a quem minha mãe às vezes me deixava a guardar. Foi nesse quarto que a mãe me ensinou a rezar:
Senhora Sant'Ana,
Tapai-me cum véu,
que eu sou pequenino,
levai-me pró Céu.
Mas eu gostava mais de me meter com a velhota do que das orações:
- Ó Ti Ana! Ti Ana! Faça-me um favor!
- Que é? - perguntava a boa mulher, fingindo ignorar a resposta:
- Empreste-me a pele pra fazer um tambor!
Mas isso foi bastante depois. Antes das orações e das brincadeiras com a Ti Ana, lembro-me das lágrimas. Nunca mais voltei a chorar assim."


Era na Póvoa da Atalaia, a uns escassos cinco quilómetros de Alpedrinha. O menino José andou ao colo da D. Clara Nabais, nesse tempo ainda a Clarinha, foi à escola com a mãe da Maria dos Anjos, sujou bibes, rompeu sapatos, rasgou calções. Depois...
Depois andou os caminhos que lhe apareceram e outros que ele descobriu. E foi na Foz que ancorou, com um ramo de girassóis à janela.

2 Opiniões:

Blogger oasis dossonhos opinou...

Que bela evocação, Guida! É por estas e por outras que quero ser teu amigo até à eternidade!
Permite-me que transcreva o que escrevi no meu blog:

"Há alguns anos Eugénio de Andrade que hoje faz anos enviou-me, ainda antes de ter sido publicado em livro este poema que ofereço a todos os que costumam visitar o "Águas do Sul".

BALANÇA

No prato da balança um verso basta
para pesar no outro a minha vida.

Eugénio de Andrade

E no postal onde o poema está escrito, que reproduz um retrato do poeta feito por Dordio Gomes em 1960, o poeta acrescentou: "Com um abraço pelo seu novo livro!"

Bem Haja Eugénio!"

Uma vez mais Bem Hajas Guida por esta bela lembrança, onde a Clarinha canta ao vento da Gardunha...

quarta jan. 19, 11:54:00 da tarde  
Blogger oasis dossonhos opinou...

Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

quarta jan. 19, 11:54:00 da tarde  

Enviar um comentário

<< Caminho de volta