sexta-feira, agosto 20, 2004

Os sacos da minha avó

Há largas décadas atrás, nem o comum dos mortais sonhava ainda com tantos e tais derivados do petróleo como, por exemplo, os tão banais (e poluidores) sacos de plástico, a minha avó Margarida aproveitava restos de camisas ou pijamas velhos, pegava em tesoura e paciência, deitava-se à máquina de costura, e produzia esses pequenos prodígios: sacos de pano, dos mais variados tamanhos. A isso hoje em dia chama-se “reciclar”, na época dizia-se “aproveitar”. Mera questão de semântica...
Era esse um tempo de míngua, com ordenados baixos e os efeitos tão próximos da segunda guerra mundial. A avó levou toda a vida a virar os colarinhos e os punhos das camisas do meu pai e do meu avô. Quando, de tão puídas, já não aguentavam mais voltas, tinham um epílogo que lhes assegurou a sobrevivência até aos dias de hoje: os tais saquinhos, utilizados para todos os fins. Alguns papo-secos, uma “manchinha” de batatas, meia dúzia de pêras ou de rainhas-cláudias, na sua vez tudo cabia lá dentro. Lavados e engomados aguardavam a sua oportunidade, devidamente enfileirados numa das gavetas da cozinha.
Atravessaram mudanças de casa e de vida. Passaram por muitas mãos. Iam acabando esquecidos num fundo de armário, não fosse mais um dos acasos ou coincidências de que todas a vidas são feitas, pespegá-los mesmo debaixo dos meus olhos.
Hoje continuam a cumprir a sua função, desta feita recheados com as ervas secas e aromáticas que temperam o pão-nosso-de-cada-dia.

1 Opiniões:

Blogger Margarida Bonvalot opinou...

1 COMMENTS:
Antonio Balbino Caldeira said...
Que Margarida és tu? Como chegaste ao Portugal Profundo para me linkares o mue blogue em tão nobre companhia? Estou curioso.
Aproveito para felicitar o teu blogue. Grande qualidade na escrita e sensibilidade na escolha dos temas vários.
Sobre este post. Aproveitar é diferente de reciclar. O aproveitar envolvia apego, o reciclar desprezo (atira-se o lixo para um buraco e desconhecemos o destino). O aproveitar era muito mais ecologista...
9:43 AM

sexta ago. 20, 09:07:00 da tarde  

Enviar um comentário

<< Caminho de volta