sexta-feira, maio 06, 2005

Os avatares


Eu bem tento acreditar que um dia, qualquer dia, viveremos num país normal, dirigido por pessoas normais. E quando digo “normal”, não pretendo “normalizar” absolutamente nada! Faço essa aferição por padrões bem latos, os vigentes no resto desta Europa que nos absorve, por bem e por mal.
Todos os tipos de criminalidade, conhecidos ou inimagináveis, andam por aí à espreita da oportunidade de sair para a rua e tomar de assalto consciências, mentalidades, modos de vida, o próprio poder. Ervas daninhas que se vão instalando um pouco por toda a parte mas que, de alguma forma, são mais ou menos dizimadas onde há meios e vontade de o fazer.
Mas parece que Portugal é o país, por natureza, onde todos esses estropícios andam à solta impunemente, aproveitando-se da babel institucional. Por cada ponta de icebergue que esconde no fundo sabe-se lá o que mais, a comunicação social empanturra-se. As lágrimas de crocodilo das entidades responsáveis são, por vezes, a única resposta conseguida. E a indignação vampírica da gentalha é o manto diáfano que cobre a ineficácia dos mandantes.
E depois, somam-se as Joanas, as Vanessas, vítimas da incúria de entidades supostamente responsáveis pela profilaxia de crimes sociais desta ordem. Enquanto os Isaltinos e os Valentins, incensados por mentecaptos, abrem asas a voos de mais e mais poder. Num ainda não arrumado nem esquecido “lá vamos cantando e rindo”.
Entretanto, por outro lado e felizmente para muitos, “o sonho comanda a vida”.
Sonho feito por mãos obreiras e vontades incansáveis de mudar.
Para que nesta terra, dita estado democrático e de direito, um dia se possa viver plenamente.

2 Opiniões:

Blogger oasis dossonhos opinou...

Mais um grande post. Esta mulher tem uma forma de escrever que me faz sentir orgulho em ser seu amigo.
Beijos matinais
LFM

sábado mai. 07, 09:38:00 da manhã  
Blogger mfc opinou...

Esse é um longo caminho que há que trilhar.
Se os que nos governam e os que ordenam as primeiras páginas de um jornal te lessem, decerto algo mudaria.
Parabéns mais uma vez.

sábado mai. 07, 03:04:00 da tarde  

Enviar um comentário

<< Caminho de volta