sábado, novembro 20, 2004

Quem são eles afinal?



Ao nascer sempre há quem venha com defeito de fabrico. Os que não se aguentam nas trambiquentas pernas e os que já trazem a predisposição do olho enviesado. Aqueles a quem, sãos e escorreitos ao sair do materno ventre, se lhes amolenta a coluna vertebral com o passar dos anos e o acomodar ao jugo seu de cada dia. Os que vêm normalmente dotados de dois cromossomas 21 mas acham que mereciam três, e os que nunca virão a perceber se o segundo cromossoma de cada par que possuem será o X ou Y.
Nas duas últimas décadas, em Portugal, tem surgido uma outra espécie de seres que cumulativamente com algumas dessas imperfeições, são portadores um cérebro perfeito na forma, com todas as circunvoluções naturais, mas que estranhamente e decerto por efeitos de qualquer fenómeno paranormal, se vem a verificar ser de... esferovite! O seu aparecimento também dá a lugar a algumas pertinentes dúvidas, pois da progenitura (putativa?) que certificam não seria de esperar a produção de tais aberrações. Mas eles proliferam como cogumelos em manhã de chuva e, mistério maior, agrupam-se instintiva ou intuitivamente, em cargos-chave da nossa governança. Pública e privada. Entram e saem de uns e de outros, e de outros para uns, com a celeridade do "ainda bem não, já". Falam entre si numa linguagem criptográfica, à base de fonemas onomatopaicos, que por sua vez contaminam quem, até de longe, os possa ouvir mesmo que a contragosto. E estão em todo o lado, como se tivessem o dom da ubiquidade!
Ora isto leva-me a pensar em ficção científica. Serão eles alienígenas, súbitos invasores em massa, decididos a subjugar este bom povo de brandos costumes, até os exterminar definitivamente e fazer deste jardim à beira mar uma monumental estância turística para seu privado e eterno descanso? Ou anjos enviados pelo altíssimo para por à prova a nossa capacidade sacrificial e, a partir de 2014, termos garantido, sem preocupação de maior, o nosso confortabilissimo apartamento T6 em condomínio de luxo, com sauna, piscina, campos de ténis e de golf, e ampla vista para a nebulosa de Andrómeda?
Solicito esclarecimento para a caixa de comentários abaixo, de modo a programar a minha vida pessoal sem preocupações de maior.